Rua Hortência Soares do Amaral, 420 • Itanguá II • Sorocaba-SP • 18056-100 •

Telefone: (15) 3229-4999 • Email: casaslares@bethel.org.br

 

PROGRAMA

A Associação Bethel Casas Lares é um serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes em situação de risco com experiência de 96 anos de atuação nesta área. Em 1922 quando iniciou seus trabalhos, Bethel atendia no modelo dos grandes orfanatos, porém a partir da criação do ECA nos adequamos as novas exigências e passamos a atender em pequenos grupos através de Casas Lares e a não separar os grupos de irmãos.

Com o passar dos anos temos nos adequado a todas as exigências legais do Reordenamento dos Serviços de Acolhimento, oferecendo atendimento individualizado e integral as nossas crianças e adolescentes, minimizando o sofrimento devido a institucionalização e buscando um grande contato afetivo e oferecendo todos os cuidados necessários e de proteção. 

 

Missão

Resgatar a dignidade da criança e do adolescente como ser humano Integral, que necessita de desenvolvimento, proteção e perspectiva de vida. 

Informação Sobre a Unidade

As crianças e adolescentes acolhidos em Bethel participam dos projetos:

Apadrinhamento Afetivo - Voluntários participam dos 05 encontros de Capacitação para iniciar o Apadrinhamento Afetivo que oferece aos acolhidos maior confiança nas relações interpessoais e a terem um lugar de pertencimento além do Serviço de Acolhimento.

Minha História - Voluntários participam dos 03 encontros de Capacitação para iniciar como "colaborador" no Minha História e assim conhecer e registrar as histórias de vida das crianças e adolescentes acolhidos em Livros/Albuns que pertencem aos atendidos.

Convivência Familiar - As famílias das crianças e adolescentes acolhidos são recebidos pela Equipe Tecnica de Bethel e promovemos o fortaleciemnto dos vínculos familiares e a orientação necessária para que seja possível o retorno da criança ou adolescente ao lar de origem. 

Convivência Comunitária - As crianças e adolescentes participam de atividades recreativas e de lazer no SESC, escola da família, academia de dança e outros, conforme sua disposição e idade. Realizam passeios com seus padrinhos, com os monitores do projeto do CMDCA em Bethel e em grupos dos próprios acolhidos.

 

Está em execusão o projeto "Acolher para a Vida" com recursos financeiros do FUNCAD através do CMDCA de Sorocaba em 2018.

O projeto "Acolher para a Vida" oferece as crianças e adolescentes e seus familiares as orientações sobre prevenção, cuidados quanto às situações de vulnerabilidade social, permitindo a construção de recursos internos para a busca de novas condições de vida que se distanciem dos riscos em que se encontraram quando foi aplicada a medida protetiva de acolhimento institucional. 

Este projeto é executado por 04 profissionais: Pedagoga, Psicólogo, Monitora e Recreador. 

 

 

 

 

 

Público Alvo

Acolhemos crianças e adolescentes em situação de risco, com idades de 0 a 18 anos encaminhadas pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Tutelar de Sorocaba.
 

Serviços Oferecidos

 

O acolhimento institucional, caracterizado como Alta Complexidade, está previsto no Artigo 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

As crianças e adolescentes residem em Bethel que presta serviço 365 dias por ano, 24 horas por dia. Para isso temos 17 funcionários contratados pela CLT que realizam todos os atendimentos necessários.

Temos 02 Casas Lares e em cada uma residem 12 crianças e adolescentes que recebem todos os cuidados necessários para um bom desenvolvimento, como: alimentação, atividades esportivas e lazer, acompanhamento pedagógico, cuidados médicos, odontológicos e psicologicos, convivência familiar e comunitária entre outros.

 

 

 

 

Rua Professora Hortência Soares do Amaral, 387
Bairro Itanguá II • Sorocaba-SP • 18056-100
(15) 3212 1008
bethel@bethel.org.br
O que são FAQ, ou Perguntas Frequentes?
Sigla em inglês de Frequently Asked Questions (perguntas mais frequentes), que é um conjunto de perguntas e respostas sobre um tema.
Acesse nossa prestação de contas
Clique aqui e tenha acesso a todos os documentos de prestação de contas da Associação Bethel.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.